Curso de Musicalização Infantil da UFPR: 7 anos

por Beatriz Senoi Ilari - do livro «Fazendo Música com Crianças»

O Curso de Musicalização Infantil da UFPR se consolidou como um espaço educacional valioso, que integra a universidade e a comunidade, através de aulas coletivas, que visam à iniciação musical de bebês e crianças de 0 a 12 anos. Desde sua criação em setembro de 2003, o curso já atendeu a mais de 900 crianças de Curitiba e região. Nesses sete anos de existência, passaram por aqui mais de 40 educadores musicais, e alguns são hoje coordenadores de cursos de musicalização em diversas cidades do Brasil como Curitiba, Ponta Grossa, Pinhais, Telêmaco Borba e Salvador.

Neste laboratório-escola que é o curso de musicalização infantil, a educação de crianças e futuros profissionais é igualmente levada em conta. Os professores desenvolvem suas habilidades didáticas sempre com base na aprendizagem por pares, isto é, na ideia de que aprendemos uns com os outros, e que compartilhar ideias, conhecimentos e experiências é uma das formas mais democráticas e libertárias de aprender. Em outras palavras, a ênfase recai sobre o processo de aprendizagem entre os professores, e, por esta razão, as aulas são sempre ministradas em duplas ou trios, que combinam professores mais experientes com professores menos experientes.

A capacitação e atualização de todos os professores-estagiários do curso é outro elemento importante. Por isso, o Curso de Musicalização Infantil tem promovido inúmeros workshops e palestras com especialistas de renome, do Brasil e do exterior, como Melita Bona (FURB), Beth Bolton (Universidade de Temple, EUA), Claudia Gluschankof (Levinsky College of Education, Israel), Joan Russell (Universidade McGill, Canadá), Graça Boal Palheiros (Instituto Politécnico do Porto, Portugal) e Jos Wuytack (Bélgica). Esses eventos têm possibilitado grandes trocas - de ideias, repertórios e experiências - e têm inclusive, criado oportunidades para que os professores-estagiários da musicalização participem de cursos de curta e longa duração em outras universidades de renome, de diversas partes do mundo.

No caso das crianças, há uma preocupação constante com a escolha das propostas utilizadas em sala, que variam entre técnicas de ensino e materiais oriundos de abordagens tradicionais como Orff, Martenot e Dalcroze e ideias de educadores contemporâneos como Schafer, Paynter, Bolton, entre outros. Além disso, há uma busca constante por repertórios de qualidade, que vão do cancioneiro folclórico brasileiro a músicas do mundo, passando pela música clássica, jazz, MPB e por histórias, lendas, parlendas, trava-línguas, e contos tradicionais e inventados. Nossa intenção é resgatar nas crianças o prazer de fazer música, atentando, obviamente, para a qualidade estética e musical dos repertórios e na maneira de realizá-los.

A cada final de semestre, realizamos uma aula pública temática. Não se trata de um recital tradicional, mas sim de um espaço de convivência entre crianças de diversas idades e suas famílias. Bebês e crianças pequenas realizam as mesmas atividades da sala de aula, só que dessa vez no palco cênico. As crianças maiores, por sua vez, desenvolvem a habilidade de se apresentarem em público, de uma forma não-competitiva e lúdica. Através das apresentações, novas descobertas também acontecem, já que as crianças compartilham com as demais aquilo que estão aprendendo e vivenciam o espaço de um auditório ou teatro, com todas as suas particularidades – luzes, posicionamento da plateia, momentos específicos para palmas e silêncio, entre outras. Acreditamos que isso possa servir para as crianças se compreenderem não apenas como intérpretes, mas também como futuras plateias.

O Curso de Musicalização Infantil da UFPR é isso: uma comunidade musical que cria, inventa, cresce, pensa, repensa e se reinventa a todo tempo. Por esta razão, resolvemos interromper temporariamente nossas atividades em 2011 para fins de avaliação e reformulação do projeto pedagógico e currículo, que também precisam ser reinventados para não permanecerem defasados no mundo globalizado em que vivemos. Novas ideias musicais virão por aí...

Um comentário:

Cristian disse...

Eu acho que é a idade ideal para que as crianças começam a se interessar por música, tanto antes são muito sentido, mas agora podem desenvolver muitas qualidades cognitivas para o bem, mais tarde, eles vão para a aulas de musica a aprender.