Livro "Fazendo Música com Crianças"

Para comemorar os 5 anos do Curso de Musicalização Infantil da UFPR, no segundo semestre de 2008 os coordenadores e professores trabalharam no desenvolvimento de um livro com atividades musicais e jogos sonoros.

Começamos a pensar em escrever um livro ainda na época de produção do CD "O pião entrou na roda". Nossa ideia era aliar os dois projetos. Entretanto, parara produzir as 38 faixas do CD, tivemos trabalho suficiente para deixar a ideia do livro de lado. Mas por apenas um tempo. Já em julho voltamos a falar no assunto do livro. O curioso é que, quase simultaneamente, quatro professores demonstraram interesse em repensar a idéia do livro: Carol, Faby, Luís e Tiago. Daí surgiu a equipe de organização do projeto, com grande ajuda dos coordenadores Bia e Guilherme. Todos os professores foram convidados a participar escrevendo atividades musicais ou jogos sonoros para serem publicados. O repertório é vasto: de composições próprias a canções tradicionais de diferentes países ou de domínio público, no caso de músicas brasileiras.

No sumário do livro contam-se 24 atividades musicais, 17 jogos sonoros e 3 contos, totalizando 44 propostas. Portanto, trata-se de um grande trabalho. Em cada proposta há a descrição de como proceder, além da partitura com melodia, letra e cifras, e curiosidades. No canto superior de cada proposta há um quadro de identificação com o número de participantes e o material necessário à realização de cada atividade, além de uma sugestão sobre a faixa etária das crianças participantes. Sobre isso, tomamos um cuidado muito especial para não retringir de forma nenhuma a realização da atividade: tanto nos interessa a adaptação das atividades que criamos um quadro de "Mais ideias" em cada uma, com soluções de adaptação das propostas para outras faixas etárias ou contextos.

Além das atividades, o livro também traz um glossário com alguns termos musicais que utilizamos com frequência nas atividades, e resenhas de livros e CDs que consideramos interessantes tanto para pais, professores, ou crianças.

A nova versão do livro, que será lançada em maio de 2012 pela Editora da UFPR, conta com um CD de 60 faixas com a gravação de todas as atividades em arranjos instrumentais e vocais e playbacks para uso em sala de aula.

As duas versões do livro - a primeira, esgotada em 2009, e a segunda, a ser lançada em 2012 pela EdUFPR com CD.

O livro foi direcionado para professores de música, professores de educação infantil, além de pais interessados em fazer música com suas crianças. Por isso, esperamos que todas essas ideias musicais que compilamos sirvam como grandes alavancas para o desenvolvimento de relações musicais na escola ou em família. E, é claro, queremos ver todos sem medo de criar suas próprias atividades musicais para fazer com as crianças!


QUEM FAZ PARTE DO PROJETO?
Somos todos professores, ex-professores e coordenadores da Musicalização: Amanda Nicolau, Ana Paula Moreno, Angelita Vander Broock, Auro Sanson Moura, Beatriz Senoi Ilari (Org.), Carlos González González, Caroline Brendel Pacheco (Org.), Fabiane Kroker (Org.), Guilherme Romanelli (Org.), Isabella Martins Isolani, Juliana dos Santos, Kamile Levek, Larissa Padula, Liciê Martin, Luís Bourscheidt (Org.), Priscila Pereira, Samuel de Souza Petean, Taianara Goedert, Tiago Madalozzo (Org.), Vivian Dell' Agnolo Barbosa. O livro foi ilustrado por Nisiane Madalozzo.


NOSSO LIVRO NA EDITORA DA UFPR
A primeira edição do livro está esgotada. Os originais da primeira edição foram analisados por pareceristas para o comitê da Editora da UFPR, e em 2012 nosso livro será publicado em nova edição revista por esta importante imprensa universitária.

Mais informações pelo e-mail musicalizacao@ufpr.br.

Um comentário:

PROFESSOR DANIEL disse...

GOSTARIA DE SABER COMO ADQUIRIR OS LIVROS , OBRIGADO!!!